O impacto entre o fêmur e o acetábulo (Impacto femoroacetabular) é uma causa frequente de dor no quadril. A síndrome é a principal causa de lesões do labrum acetabular e da cartilagem do quadril em adultos jovens.

A Síndrome do Impacto Femoroacetabular é comum principalmente em corredores e praticantes de esportes que envolvem flexão e rotação. Pode ocorrer também em pacientes não atletas quando existem alterações do comportamento motor associado a alterações morfológicas.

A queixa é de dor na raiz da coxa irradiada para a região de dentro da coxa ou joelho e pode estar associada a dor na região lateral do quadril (região trocanteriana).

Métodos de tratamento conservadores podem ser iniciados nos primeiros meses. Incluem-se medicações para dor, mudanças nas atividades físicas e técnicas fisioterapêuticas. O tratamento desta lesão pode ser iniciado com fisioterapia, visando à reeducação muscular e postural, e reequilíbrio dos músculos estabilizadores do quadril e pelve visando melhora do gesto motor.

Nos casos de falha do tratamento conservador e pacientes com deformidades e limitações mais severas, o tratamento cirúrgico está indicado e é realizado comumente através da videoartroscopia.

Dr. João Marcelo Petini
🥼 Ortopedista Cirurgião Especialista em QuadriI
☎️ IC Ortopedia (11) 4522.0928
📃 CRM 109313 TEOT 10292

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *